segunda-feira, 8 de abril de 2013

Puxe uma e sente-se: Cadeiras!

Entenda a história, a praticidade e por que ela é um dos móveis mais presentes em nossa vida.

 
Poucas coisas são tão humanas quanto o ato de se sentar. Desde que o Homo sapiens ficou de pé, sentiu a necessidade de sentar-se.

A cadeira chegou ao Brasil no século 16, com a vinda dos portugueses. Até então, por aqui, o mobiliário indispensável eram a rede e a esteira indígenas, ambas de fibras vegetais. Apenas no século 19 é que as famílias brasileiras passaram a incorporar no mobiliário o jogo de cadeiras, destinado a compor a sala de jantar e as salas ditas de visita. Detalhe: isso valia para as famílias mais ricas. O resto do povo continuou fazendo o que já fazia quando queria descansar as pernas: sentava em bancos, redes ou no chão mesmo.

Parece banal, mas o projeto de um móvel tão utilizado no cotidiano é uma prova de fogo. Desenhar uma cadeira é quase tão difícil quando projetar uma casa. Ao pensar nos móveis para sua casa, você pode ir ao marceneiro e tentar criar, ou desenhar com ele, uma estante, uma mesa e até uma cama. Mas uma cadeira não dá para improvisar. Pois é ela quem vai dar sustentação ao seu corpo, é quase uma extensão dele, têm costas, pés. Além disso, já parou para pensar quanto tempo, num único dia, você fica sentado? É daí que vem, aliás, o nome sedentário: do latim sedens, nada mais que sentar.
 
 
É importante lembrar que essa divisão do tempo por estilos é uma maneira didática para explicar os acontecimentos durante a história.
 

O contemporâneo bebeu da fonte do modernismo e tem em comum com o estilo mestre, a genialidade, onde forma e função são uma só diretriz, um só motivo para criar e encantar. A cadeira continua sendo um símbolo desta criação e aparece também no trabalho de artistas de maneira polêmica e muitas vezes inusitada.
 
 
Este livro organizado pelo Design Museum de Londres, apresenta as 50 cadeiras que mais influenciaram a sociedade contemporânea nos últimos 150 anos, garantindo seu lugar na história do design. Ótima leitura para nos aprofundarmos neste assunto de grande valor histórico.
 
 
 
Tentei passar um pouquinho de informação sobre este objeto tão usado por nós, o estudo é longo, e será assunto em próximos posts! Aguardem! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário